terça-feira, julho 31, 2012

Os Desafios da Mulher no Mercado de Trabalho


2.1        Os desafios da Mulher no mercado de trabalho
“Evitar a guerra dos sexos deve ser a premissa de toda a organização”
Ainda que tantas barreiras culturais continuem resistindo, não há duvidas da notória evolução da mulher no mercado de trabalho. A cada dia ocupam mais postos, conquistam melhores salários e ocupam mais cargos de liderança. No entanto, enaltecer as qualidades femininas em detrimento das masculinas não é o melhor caminho para que as portas continuem se abrindo para a transformação da sociedade.
“É preciso reconhecer as diferenças, e não promovê-las” diz o psicólogo e mestre em Cognição Humana, Fernando Elias José, que atua como consultor comportamental em diversas empresas. Ele defende que a presença da mulher no mercado de trabalho deve ser vista com maior naturalidade e que a sociedade não pode alimentar a guerra dos sexos.
“O avanço das mulheres no mercado de trabalho está acontecendo por que as empresas estão valorizando características específicas do gênero feminino no perfil de seus funcionários ou por que a mulher elevou sua qualificação profissional em comparação aos homens?”
Acredito que os dois casos ocorrem com bastante frequência. Dentro da experiência que obtive nas empresas em que atuo, a escolha dos funcionários leva em conta a qualificação técnica, independentemente de se tratar de um candidato do sexo masculino ou feminino, observando-se ainda outras características pessoais. Mas sabemos que existem muitas empresas que darão preferência para mulheres, por conta de suas características.

Mas existem também empresas que irão considerar que a candidata está em desvantagem por ser mulher?

Vejo que as empresas enxergam muito mais as vantagens do que as desvantagens. Os homens, evidentemente, também levam vantagem em algumas áreas. O que precisa ficar claro é que ninguém deve querer ocupar o lugar de outro.
A pessoa deve ocupar o lugar que é dela. Não podemos retroceder alimentando uma guerra dos sexos.  Os tempos são outros e devemos tratar essa questão cada vez mais com mais naturalidade.
Mas não há como negar que mulheres e homens têm características diferentes. É preciso reconhecer as diferenças, e não promovê-las.  Mulheres e homens têm suas próprias características e quando aprenderem a trabalhar juntos conseguirão resultados extremamente positivos. Então, é importante sim pontuar as dificuldades e as diferenças, mas quanto mais nós conseguirmos lidar com isso de maneira natural, mais facilmente encontraremos o equilíbrio.
Como as mulheres respondem ao trabalho de desenvolvimento de lideranças, considerando sua presença cada vez mais intensa em cargos de chefia?
Por ainda enfrentar uma barreira cultural sobre o seu desempenho no mercado de trabalho, percebemos que a mulher está disposta a se dedicar mais para comprovar a sua capacidade. Ela encara sua ascensão profissional como um desafio a ser vencido, com mais motivação. E na maioria das vezes a mulher efetivamente consegue alcançar seus objetivos, a menos que tenha deficiências reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário