terça-feira, julho 31, 2012

Exposição do Tema



3     EXPOSIÇÃO DO TEMA

3.1       Problemática

Muitos dos preconceitos praticados contra a mulher demoraram a ser derrubados e têm vestígios nos seus primórdios como, por exemplo, a diferença nos salários das mulheres que compartilham empregos semelhantes aos dos homens. Tais preconceitos têm influenciado na contemporaneidade, na qual a mulher adotou este pensamento, deixando de exercer atividades em que se julga incapaz de desempenhar 
Segundo a filósofa brasileira, Marilena Chauí, “O preconceito se julga senhor de uma realidade transparente que, na verdade, é opaca e oculta medos e angústias, dúvidas e incertezas”.

3.2       Justificativa

Em todas as áreas existe a necessidade de um profissional determinado a solucionar problemas sejam eles de marketing, distribuição, planejamento ou afins, assim, diversas empresas optam por contratar engenheiros que dentre tantas especialidades faz o uso da ciência e da técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados de uma área com a sua viabilidade técnico econômica, para produzir novas utilidades, em conformidade com ideias bem planejadas e em observância aos imperativos de preservação e conservação ambiental, na escala que se fizer necessária, assim como a logística. No entanto, a logística se destaca ainda mais abrangente, pois tem como essência a estratégia, já que nascida na guerra, ela era usada no planejamento e estratégias de combate durante as guerras.
Mesmo hoje na contemporaneidade, onde as informações são tão acessíveis a todos, a logística ainda é uma área pouco conhecida e que na maioria das vezes é associada apenas a transportes e distribuição, sendo subjugada e limitada, assim como o trajeto das mulheres ao longo da história.
Buscar alguma forma de conhecimento custou à vida de milhares de mulheres, a imagem de fragilidade e submissão sempre esteve ligada à mulher na história.
Na antiguidade Platão dizia “Os homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem”; e ainda Aristóteles afirmava que “A fêmea é fêmea em virtude de certas faltas de qualidade”. E o ultimo, mas não menos importante, para Proudhon a mulher que trabalhava era “Uma ladra que roubava o trabalho de um homem”.
Mesmo com a perseguição ao longo dos séculos, que colocou as mulheres em uma posição de inferioridade, esta havendo uma mudança cultural dos papeis atribuídos, e a busca por novos horizontes abre portas para um ambiente profissional diferente, incluindo a nova era logística no Brasil e no Mundo.

3.3       Hipótese

Durante anos, nossa sociedade construiu, em torno de si e no senso comum, um estereótipo relacionado ao sexo feminino, primeiro passo para a construção das bases do preconceito e da discriminação, o preconceito é um obstáculo ao conhecimento e à transformação, é conservador e ignorante. Resulta do medo, da insegurança, e persiste nos dias de hoje devido à consciência de improbabilidade de dominação de um único sexo/gênero, raça/etnia, ou classe social. Esses pontos constituem a base de toda sociedade onde se dão as práticas de dominação, discriminação e preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário